quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ufa, que azia!


Tenho tido uma gravidez santa. Mas desde há uns dias para cá a azia que eu tinha triplicou... Já durmo com duas almofadas, já não como nada antes de me deitar mas mesmo assim, não tem sido fácil.

Os antigos dizem que é o cabelo a crescer. Se for, que grande cabeleira que a Francisca vai trazer. Tenho de comprar ganchos :)

Encontrei este artigo aqui que achei interessante.

Muitas grávidas sofrem de azia, também chamada de refluxo, algo que pode ser muito desconfortável. A azia e a indigestão são mais comuns durante o terceiro trimestre da gravidez porque o útero em crescimento provoca pressão no estômago e no intestino. A pressão no estômago faz com que o conteúdo do estômago volte para o esófago.
A azia na gravidez também surge porque o aumento do nível da hormona progesterona leva ao relaxamento do corpo incluindo oesfíncter esofágico inferior (válvula entre o estômago e o esófago) que costuma estar bem fechado, mas ao relaxar deixa o conteúdo do estômago voltar para o esófago, provocando uma irritação no esófago.
A azia é caracterizada por uma sensação de queimadura que ocorre no centro do peito. A sensação de ardência no peito e garganta, o sabor ácido na boca, podem ser sintomas muito comuns.
Ainda que eliminar a azia por completa seja praticamente impossível, existem algumas medidas que podem ajudar a diminui-la:
  • Evite bebidas e alimentos que causam perturbações gastrointestinais como bebidas com gás, álcool, cafeína, chocolate, sumos de fruta ácidos, tomate, mostarda, vinagre, carne processada, fritos, comidas gordurosas, comida picante ou muito condimentada.  
  • Não coma grandes refeições, em vez disso coma várias refeições ao longo do dia. Demore o tempo suficiente a comer e a mastigar bem os alimentos. Coma 5 a 6 refeições mais pequenas durante o dia, em vez de menos e maiores
  • Mascar pastilha elástica depois de comer ajuda a estimular as glândulas salivares produzindo mais saliva, que ajuda a neutralizar o ácido estomacal.
  • Não coma antes de ir para cama, 3 horas antes de ir dormir evite comer, pois quando estiver deitada os ácidos estomacais são mais fácies de subir.
  • Durma com uma ou várias almofadas altas, de forma a elevar o corpo mantendo os ácidos onde devem de estar, ajudando também à digestão.
  • Controle o seu peso, juntamente com os conselhos e a supervisão do seu médico.
  • Use roupa larga e confortável especialmente à volta da cintura e estômago.
Felizmente muitos dos casos mais graves podem ser tratados com alguns medicamentos. Se estas medidas não ajudarem peça ao seu médico para lhe receitar um medicamento para a azia, no entanto não tome nenhum sem antes consultar o seu médico, pois nem todos são seguros durante a gravidez.  


Beijinhos!
wh

4 comentários:

  1. Não sei como de há dois dias para cá não tenho tido, vamos la ver ate quando!
    BjinhO

    ResponderEliminar
  2. Olá! Eu também tive muita azia durante grande parte da gravidez e a minha piolha vinha quase carequinha!! Lol... Por isso não contámos para esses ditos populares!
    Experimenta beber leite. Acalma um pouco a azia.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Eu so senti azia uma vez na minha gravidez...e foi esta semana...
    Sera que me bebe vai nascer careca? eheheheh depois lhe direi. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Bem, se eu sofro de crises de azia e não estou grávida, nem quero imaginar quando estiver de barrigão... acho que me afogo em pepsamar!!!

    ResponderEliminar