segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Barrigas volumosas, bebés maiores


alt
As mulheres com barriga pronunciada antes da gravidez são mais propensas a ter um bebé maior que o normal, de acordo com um estudo britânico. Os resultados estão em linha com o que os especialistas sabem: mulheres que são obesas antes da gravidez correm o risco de ter um bebé com macrossomia, definido como bebés nascidos com mais de quatro quilos e até ao limite de 4,5 quilos.
A macrossomia afecta entre um e dez por cento das gestações. No novo estudo, uma equipa do Reino Unido constatou que dez por cento das 3100 mulheres tiveram um bebé com mais de quatro quilos e um por cento teve um bebé com mais de 4,5 quilos. Em paralelo, as mulheres com mais de 25 por cento na escala da relação cintura-anca tiveram uma probabilidade 57 por cento superior de ter um bebé mais de quatro quilos do que as que tinham a relação inferior a 25 por cento. Também apresentaram uma propensão 2,6 superior de ter um bebé com peso superior a 4,5 quilos, após os investigadores terem considerado o índice de massa corporal (IMC) anterior à gravidez.
«Sabemos que a gordura corporal total está associada com os resultados da gravidez. O estudo sugere que a distribuição de gordura também seria importante"» disse o líder da investigação, Gordon CS Smith, da Universidade de Cambridge. Por enquanto, os especialistas utilizam o uso do IMC para saber quanto peso devem ganhar as mulheres durante a gravidez. Mas, se novos estudos confirmam a importância do tamanho da cintura, Smith assegurou que estas recomendações tornar-se-ão «mais sofisticadas».

Sem comentários:

Enviar um comentário