segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

38!!!!!!!


Entramos hoje na 38.ª semana de gestação!!!!! Como passa tão rápido!!!!!!
Fui hoje à minha médica. Disse-lhe para não me mexer muito cá na Francisca porque continuo com a minha fixação que não gostava muito (ou mesmo nada) que nascesse no dia 29. Ela riu-se e admitiu que se estivesse na mesma situação também não gostaria...
Continuo só com um dedo de dilação. O único risco é da rotura da membrana, a bolsa de águas, rebentar a qualquer momento. O colo do útero continua igual mas a placenta está bastante amadurecia.
Amanhã e quarta-feira estou sem me mexer.... ehehehe!!! A partir de quinta-feira, vou ser outra! :)
Toda a gente que digo isto, sabe que estou a brincar. A Francisca é bem-vinda em qualquer dia e se o dia 29 for o escolhido por ela, todos ficaremos felizes!!!

Beijinhos!
wh

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Caminha preparada!

Estamos à tua espera!



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

37 semanas!

Estamos nas 37 semanas e 2 dias!!!
Fui hoje à aula de preparação para o parto e a enfermeira acha que aguento mais uma ou duas semanas! Na segunda, vou à minha obstetra e ela também já vai dizer qualquer coisa.
Por aqui, andamos em obras e finalmente o quarto de Francisca está pintadinho de branco. Optamos por escolher o branco para que depois na decoração escolhermos por cores mais coloridas.
Se tudo assim o permitir, no sábado vamos ao IKEA fazer as últimas compras. Prometo fotografias quando estiver tudo pronto.
Esta semana também compramos o carrinho de passeio. Optamos por um da Zippy por várias razões. Primeiro encaixa lá o "ovo" da Maxicosi que nos emprestaram. Depois por o preço ser bastante em conta e porque achamos que era muito bem equipado. Dá para fazer de alcofa o que é muito útil para os primeiros meses! :)


(Cadeira de Rua Sleep and Go ZY Safe)
Beijinhos
wh

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Cólicas... um excelente artigo

Da revista Pais e Filhos! Ler AQUI!


alt

...

Tudo bem na consulta :) o líquido amniótico estabilizou e a médica diz que a partir de segunda-feira posso caminhar à vontade... mas acreditem preferia ter a Francisca só em Março. 
Primeiro ainda não tenho o quartinho dela arranjado. Não é que ela precise do quarto para já, mas queria ter tudo direitinho. Paranóia... 
Depois, sempre idealizei na minha mente que ia ser mãe em Março e acho que é o mês primaveril... Enfim, desculpem lá o desabafo porque se a Francisca nascer em Fevereiro vai ser muito, muito, muito bem-vinda à sua família que está ansiosa por recebe-la!
Ah, é verdade, fui ontem ao médico de família e ela deu-me baixa (leia-se baixa normal) até dia 04/03
Beijinhos!
wh

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tudo preparado!

Finalmente tenho a mala fechada!!!
Chegamos às 36 semanas...
Ainda hoje fui à aula de preparação para o parto e a enfermeira disse-me que a Francisca está muito descida... Ela diz que o ideal era eu aguentar mais 1 ou 2 semanas, para fazer as 37 ou as 38 semanas... Disse-me também para descansar muito e para pôr uma almofada, durante uns 5 minutos, debaixo do rabo, para que o colo do útero não fique tão pressionado. Logo tenho consulta na minha médica e já trago novidades.

Aqui está tudo prontinho para a Francisca!


(primeira roupa embrulhada numa fralda)

(as outras mudas também embrulhei em fraldas de pano para ser mais fácil)


(a toalha de banho e as babetes que a mamã bordou)

(a primeira chupeta, o óleo de amêndoas doces e a tesoura para as unhas também já estão na mala)

E aqui está a mala fechadinha!!!

Beijinhos!
wh

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Estamos a 1 mês...

da data de prevista para o parto....

será???

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dia de Eco

Ontem fomos repetir a Ecografia morfológica. A Francisca cresceu e aumentou 700g, o que já pesa 2300kg... nota-se :)
O fémur continua a estar a baixo do normal mas tudo indica que seja unicamente uma questão genética. A médica disse que mesmo quando ela nascer, eu não vou notar nada de anormal. Mais tarde deve ser vigiada pelo pediatra e é normal que depois cresça em proporção ao corpo!
De resto está tudo óptimo! O líquido amniótico está estável, o grau de maturidade da placenta é III, tem uns ritmos cardíacos e respiratórios muito bons e no global está no percentil 25/50!
O que queremos ouvir mais??? Nada :) Já não deu para ver a Francisca a 3D porque já está grande!!!
Agora que nasça quando ela quiser que terá muitos miminos só para ela!

(35s 2d)

Beijinhos!
wh

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

35 semanas

Hoje fui ter com a minha médica ao hospital e ela esteve-me a fazer umas análises e aproveitou para fazer uma ecografia para ver os valores do líquido amniótico e o percentil do fémur. Os dois factores que me estão a preocupar...
Quanto ao fémur, tem acompanhado o crescimento da Francisca, embora continue no percentil 5 e continua a estar menos uma semana que a idade gestacional global. Cada vez mais, tudo indica que seja mesmo genético. De qualquer forma, na quarta-feira vamos repetir a ecografia morfológica para ter a certeza que houve crescimento.
Quanto ao líquido, hoje a médica disse que já tinha diminuído mas tudo depende da posição que a Francisca está. Mesmo assim, fiz a análise do "parvovirus" para certificar que não há nenhuma infecção no feto.
A médica hoje, já me foi avisando que talvez não passe das 37 semanas... 37 semanas são daqui a 15 dias........... pânico.... não estava à espera desta..... o meu coraçãozinho ficou pequenino.... mas agora estou mais relaxada. Ela diz que como tenho muito líquido, o útero aumenta e automaticamente entra em trabalho de parto mais cedo. Além disso tenho a placenta já a ficar envelhecida....



Por outro lado, depois de andar estas semanas a pensar no fémur, no líquido amniotico e hoje a médica também me falou que provavelmente a Francisca vai nascer com baixa de plaquetas tal como eu (sim, porque para além de tudo tenho um problema há muitos anos de baixa de plaquetas), acreditem que estou por tudo. Que nasça a minha princesa!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Benção das Grávidas




Ontem, fui a uma missa aqui na minha zona. Celebrava-se a Benção das Grávidas. Acendemos velas que representavam a Luz de Cristo e dos nossos bebés. No fim fomos todas ao altar receber a bênção.
Foi muito bonito e emocionante. No fim leram este texto que não pude de deixar uma lágrima no cantinho do olho...



Era uma vez uma criança pronta para nascer.

"Meu Deus, é verdade o que me dizem? Que amanhã Tu me enviarás para a Terra? Como vou poder viver lá, sou tão pequeno e sem recursos..."Deus respondeu: "Não tenhas medo. Dentre todos os anjos escolhi dois especialmente para ti. Eles te atenderão e vão tomar conta de ti.

"Mas..." disse a criança "aqui no Paraíso eu não faço outra coisa senão cantar e sorrir...tenho necessidade disto para ser feliz."Deus disse: "A cada dia, teus Anjos cantarão para ti , sentirás o seu amor e serás feliz."

A criança continuou:"Como poderei compreender o que me dizem senão conheço a lingua deles?"É fácil" respondeu Deus, "teus anjos te dirão as mais doces, as mais maravilhosas palavras...e com muita paciência e delicadeza, eles te ensinarão a falar."

A criança olha de novo para Deus e diz: " E como vou fazer quando quiser falar contigo?" Deus sorri para a criança e explica:" Eles te mostrarão como juntar as mãos e te ensinarão a rezar.

A criança continua: "Ouvi dizer que na terra existem Homens maus... quem me protegerá? Com muita ternura, Deus respondeu: " Teus Anjos te defenderão ainda que seja com risco da sua própria vida". Vendo que a criança continuava triste, com muito carinho, Deus abraçou-a e disse: "Eles falar-te-ão de mim e Eu... Eu estarei sempre ao teu lado"

Nesse momento, reinou no céu uma grande paz e ouviram-se vozes vindas da terra. Sentindo que o tempo se estava a esgotar, a criança perguntou ainda: " Deus, estou pronto a partir, mas por favor diz-me o nome dos meus Anjos...Deus respondeu: "O nome dos teus Anjos não têm importância, minha criança...tu os chamarás simplesmente Mãe e Pai."

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Voltei!

Isto de trabalho-casa e casa trabalho acabou-se. É difícil conciliar tudo uma vez que quero deixar tudo organizado para a minha substituta. E acabei por me envolver mais no trabalho do que propriamente por estas bandas. Mas não está nada esquecido ;)

Ontem foi dia de consulta. 34 semanas. Ups.... 34 semanas.... estamos a aproximar-nos da derradeira hora.



Tudo bem com a Francisca. Fiz a primeira vez registos e já acusou algumas contracções. Depois de ser examinada, a médica disse que continuo com muito líquido amniótico, mas agora superior à média. Não sabe quais as causas e mandou-me fazer mais umas análises. Quer dizer... se tem pouco é porque é pouco... se tem muito é porque tem muito... ora bolas! A médica explicou-nos que o problema de ter muito é que pode ser alguma infecção na Francisca (esperemos que não). De qualquer forma é como se tivesse um balão muito, muito cheio e que a qualquer altura pode rebentar... conclusão: Estamos de baixa a partir de hoje!

Fui agora ao médico de família e ele não me pode passar baixa de gravidez de risco?!?!?!?
Como estou com 34 semanas, os nossos superiores consideram que o bebé já pode nascer e nada de pagar a 100% às mamãs. Logo eu, que trabalho há 10 anos e nunca estive de baixa. Não chega o que descontei durante estes anos todos???

Bem, seja como for tenho de aguentar pelo menos mais 4 semaninhas! E agora que estou em casa, prometo passar mais por aqui!

Beijinhos!
wh